06/03/2008

Aulas de artes diferentes

* Sugestão para trabalhar com alunos a partir da 3a. série -
1. Talvez num primeiro momento o professor pudesse conversar com os alunos que, em geral, os artistas registram fatos do seu tempo. No Brasil tivemos vários artistas importantes. Selecionamos três para trabalhar com algumas obras: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.2. Num segundo momento o professor poderia solicitar que pesquisassem sobre os três artistas.

3. Depois devem observar as obras e pesquisar gravuras de situações atuais que se assemelhem às obras. Isso permitirá um trabalho de recorte e colagem. Em seguida o professor deve discutir com os alunos o que encontraram em relação a cada obra.

4. Para concluir o aluno pode escolher uma das imagens e produzir um texto narrativo. Isso exige que o professor explique os elementos do texto narrativo de maneira adequada a cada série.Mostre fig
uras de Portinari, Tarcila do Amaral, Debret, Renoir......

DINÂMICA: MUDANÇA DE CÓDIGO
Objetivo: Descontrair, iniciar o trabalho livre de tensões, estimular a atenção.O que você irá precisar: Sala ampla, música alegre de fundo (forró).
O que você faz:


1 - O facilitador solicita que o grupo preste muita atenção aos códigos dados: • andar em fila pela sala;• para frente, para trás; • formar um círculo em movimento;• formar um círculo de garotas em movimento;• formar fila por altura; • fila com um garoto e uma garota alternadamente
(queiroz e jane, 8/8/2007)

Dinâmicas--TARTARUGA GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação. Objetivo do Jogo:Mover a tartaruga gigante em uma direção.
Propósito:Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
Recursos:Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Número de participantes:Mínimo de 3, máximo de 8 por tapete.
Duração:Crianças nessa faixa etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar o jogo acabará por si só.
Descrição:O grupo de crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.Dicas:No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

olá! obrigado pela visita! comente aqui:

kurukuru parts