PARA QUEM ADORA ARTES : COM MODELOS DE ATIVIDADES, DINÂMICAS, EXPOSIÇÕES,ARTISTAS,CURSO, ETC...
13 de ago. de 2008
bolsas ecologicamente corretas
6 de mar. de 2008
Aulas de artes diferentes
* Sugestão para trabalhar com alunos a partir da 3a. série -
1. Talvez num primeiro momento o professor pudesse conversar com os alunos que, em geral, os artistas registram fatos do seu tempo. No Brasil tivemos vários artistas importantes. Selecionamos três para trabalhar com algumas obras: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.2. Num segundo momento o professor poderia solicitar que pesquisassem sobre os três artistas.
3. Depois devem observar as obras e pesquisar gravuras de situações atuais que se assemelhem às obras. Isso permitirá um trabalho de recorte e colagem. Em seguida o professor deve discutir com os alunos o que encontraram em relação a cada obra.
4. Para concluir o aluno pode escolher uma das imagens e produzir um texto narrativo. Isso exige que o professor explique os elementos do texto narrativo de maneira adequada a cada série.Mostre fig
uras de Portinari, Tarcila do Amaral, Debret, Renoir......
DINÂMICA: MUDANÇA DE CÓDIGO
Objetivo: Descontrair, iniciar o trabalho livre de tensões, estimular a atenção.O que você irá precisar: Sala ampla, música alegre de fundo (forró).
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo preste muita atenção aos códigos dados: • andar em fila pela sala;• para frente, para trás; • formar um círculo em movimento;• formar um círculo de garotas em movimento;• formar fila por altura; • fila com um garoto e uma garota alternadamente
(queiroz e jane, 8/8/2007)
Dinâmicas--TARTARUGA GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação. Objetivo do Jogo:Mover a tartaruga gigante em uma direção.
Propósito:Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
Recursos:Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Número de participantes:Mínimo de 3, máximo de 8 por tapete.
Duração:Crianças nessa faixa etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar o jogo acabará por si só.
Descrição:O grupo de crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.Dicas:No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.
1. Talvez num primeiro momento o professor pudesse conversar com os alunos que, em geral, os artistas registram fatos do seu tempo. No Brasil tivemos vários artistas importantes. Selecionamos três para trabalhar com algumas obras: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari.2. Num segundo momento o professor poderia solicitar que pesquisassem sobre os três artistas.
3. Depois devem observar as obras e pesquisar gravuras de situações atuais que se assemelhem às obras. Isso permitirá um trabalho de recorte e colagem. Em seguida o professor deve discutir com os alunos o que encontraram em relação a cada obra.
4. Para concluir o aluno pode escolher uma das imagens e produzir um texto narrativo. Isso exige que o professor explique os elementos do texto narrativo de maneira adequada a cada série.Mostre fig
uras de Portinari, Tarcila do Amaral, Debret, Renoir......
DINÂMICA: MUDANÇA DE CÓDIGO
Objetivo: Descontrair, iniciar o trabalho livre de tensões, estimular a atenção.O que você irá precisar: Sala ampla, música alegre de fundo (forró).
O que você faz:
1 - O facilitador solicita que o grupo preste muita atenção aos códigos dados: • andar em fila pela sala;• para frente, para trás; • formar um círculo em movimento;• formar um círculo de garotas em movimento;• formar fila por altura; • fila com um garoto e uma garota alternadamente
(queiroz e jane, 8/8/2007)
Dinâmicas--TARTARUGA GIGANTE
Crianças pequenas, até 7 anos, também têm vez nos Jogos Cooperativos. Este é um jogo simples, mas que as ajuda no exercício da cooperação. Objetivo do Jogo:Mover a tartaruga gigante em uma direção.
Propósito:Brincar cooperativamente, compartilhando os valores da alegria pela brincadeira, da simplicidade, da parceria e da união para caminhar juntos.
Recursos:Um tapete grande ou algo como uma folha de papelão, um colchão, um cobertor ou outro material apropriado.
Número de participantes:Mínimo de 3, máximo de 8 por tapete.
Duração:Crianças nessa faixa etária adoram repetir e repetir o jogo. Quando elas não quiserem mais continuar o jogo acabará por si só.
Descrição:O grupo de crianças engatinham sob a "casca da tartaruga" e tentam fazer a tartaruga se mover em uma direção.Dicas:No começo as crianças podem se mover para diferentes direções e pode demandar algum tempo até que elas perceberem que têm que trabalhar juntas para a tartaruga se mover. Mas não desista. Repita outras vezes, em outros dias e, se necessário, faça um "ensaio" com elas sem estarem carregando a casca.Um desafio maior pode ser ultrapassar "montanhas" (um banco) ou percorrer um caminho com obstáculos sem perder a casca.
27 de fev. de 2008
Vai aqui umas dicas de Dinâmicas(Jogos Teatrais) bem legais para fazer com os alunos:
* Faça o grupo imaginar as diferenças no modo de andar, falar e agir e suas fisionomias, entre jovens,bebes, bêbados, animais, idosos...depois o grupo de pé na sala vai expressar livremente estes modos conforme você fala a mudança: O Velho, O bebê, o cego, o pássaro, o gato, o lenhador, o músico pianista, o violinista, o cantor, o pintor, a lavadeira, a mamãe, o papai,etc..
* colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir q estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio que te ali....
depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....
* faça com que em silêncio se possível, com música calma de fundo, Cada aluno observe sua mão, as linhas ,os dedos,seus braços seu corpo, pernas, pés(podem tirar os calçados e meias), cabelos conforme vc dá as ordens da mudança de membros, depois eles tentam desenhar-se.
* colocar uma música de natureza, deixar que deitem no chão se quiserem, falar bem baixinho para eles fecharem os olhos, sentir q estão caminhando num bosque lindo, escutando todos os sons da natureza, respirar fundo e tentar sentir o cheiro de verde da natureza, imaginar-se tirando uma fruta que mais gosta de uma árvore ,morder e tentar sentir seu sabor, imaginar-se neste bosque deitado na grama limpa, perceber o que vê além da copa das árvores, além de montanhas lá longe, além do fundo do lago ou rio que te ali....
depois pedir pra fazerem um desenho rico em detalhes sobre o que viu,sentiu,ouviu....
* faça com que em silêncio se possível, com música calma de fundo, Cada aluno observe sua mão, as linhas ,os dedos,seus braços seu corpo, pernas, pés(podem tirar os calçados e meias), cabelos conforme vc dá as ordens da mudança de membros, depois eles tentam desenhar-se.
Olá!!!
Oi! meu nome é Solange, sou professora de artes e também artísta plástica. A Arte é tudo de bom em minha vida...
Meu blog foi criado para compartilhar minhas experiências em sala de aula com vocês visitantes, para trocar modelos e aulas delíciosas de artes, dê uma olhadinha e deixe seu recado...
Obrigado e beijos...
Meu blog foi criado para compartilhar minhas experiências em sala de aula com vocês visitantes, para trocar modelos e aulas delíciosas de artes, dê uma olhadinha e deixe seu recado...
Obrigado e beijos...
Assinar:
Postagens (Atom)